terça-feira, 5 de julho de 2011

Um ano de Programa Estuário!!!!

É hoje, não tem erro. Em 5 de julho de 2010 entrou no ar na frequência 96,7 da Folha FM o Programa Estuário, com missão de "levar a vida da música pernambucana aos seus ouvidos". Em um ano, cerca de cinquenta semanas, tocamos uma parte considerável e representativa da produção musical local, contemporânea, viva. Contabilizamos cerca de 270 bandas e artistas sendo tocados de segunda a sexta em um horário de grande audiência para o rádio. Mais de 200 convidados passaram pelas nossa diferentes entrevistas: Som do Verso, Levando um Lero e Vitrine, além dos contatos Culturais e do time de colunistas, de fazer inveja a qualquer programa de cultura do Estado.

Mais do que tocar uma rica e intensa produção musical que raramente se ouve por aí, ainda mais quando se pensa em uma rádio como a Folha FM, parte de um grando conglomerado de comunicação, o Programa Estuário sucitou debates, ampliou horizontes culturais, uniu elos nessa corrente em prol da nossa cultura e de sua expressão coletiva.

O Estuário não é exatamente um programa de rádio. Ele é uma missão. É um clima. Uma maneira simples e direta de promover algo tão óbvio que já foi até escrito na Constituição Federal de 1988: a promoção da cultura local, genuína. Hoje essa cultura ainda adquire cada vez mais uma nova face: a de potência econômica, de cadeia produtiva capaz de gerar muita riqueza e envolver direta e indiretamente o país inteiro. O reconhecimento da cultura como vetor econômico indica a urgente necessidade de se formalizar esse mercado, até para que apareça toda a movimentação econômica que está por trás da obstinada jornada de nossos mestres da cultura popular, de nossos artistas independentes, de nossos músicos e compositores, dos agentes de nossa cultura.

A luta obstinada continua. Sabemos o que queremos. E esse jeito do Estuário é porque nóis é assim mesmo.

Parabéns a todos que compartilham dessa vibe. Um ano de realizações.

Um comentário:

  1. meninos MIL desculpas por não esta ai pra comemorar essa data com vc's mas eu fasso parte do proletariado e não tive liberação...
    estou divulgando a mensagem pra esse programa massa não acabar...

    AMO VC'S FIQUEI TRISTE POR NÃO PODER ESTAR AI MAS ESCUTEI E VOU AJUDAR NO QUE FOR POSSIVEL PARA ESSE PROGRAMA NÃO CABAR...
    VC'S SÃO FODA!

    ResponderExcluir