segunda-feira, 13 de junho de 2011

Adiel Luna fechando mais uma semana estuariana




Um comentário:

  1. Olá galera. Fiz essa pra todos nós, lutadores em defesa da arte.

    "Quando a poeira subir desse chão castigado, e encontrar-se com as faces felizes dos brincantes sambadores, é sinal que tambores e loas estarão recebendo sua recompensa.
    Conseqüentemente, a sonoridade do trupé estará fazendo efeito.

    Quando o sereno chegar às cantigas da madrugada, junto às expressões do teatro popular, é sinal que o Cavalo-Marinho e seus inúmeros personagens transformam o teatro do povo, no aliado poderoso da dança.
    Conseqüentemente, toda a pujança da arte estará sendo evidenciada.

    Quando cada cidadão perceber a essência contagiante do frevo e de sua história, perceberá que a dúvida persiste, quando tentar descobrir se o passista carrega a sombrinha, ou se a sombrinha carrega o passista. É sinal que existe beleza em seus mistérios e compassos.
    Conseqüentemente, toda a inquietude da dança estará sendo fomentada.

    Quando os tambores do Baque-Virado contracenarem com pessoas das mais diversas etnias, elevando ao ponto mais alto a sonoridade do seu batuque, é sinal que a identidade de um povo estará derrubando as barreiras da arrogância.
    Conseqüentemente, poderemos vivenciar os ensinamentos das lutas nas senzalas e nos quilombos.

    Quando violeiros e poetas se inspiram e tocam na alma das pessoas, com suas métricas e palavras, é sinal que a cidade descansa quando a poesia reina.
    Conseqüentemente, cada pedaço do chão desse mundo respira e energia da declamação.

    Quando mazurqueiros, cirandeiros e coquistas brindam a comunidade com batidas e improvisos, é sinal que o povo esquece, por um momento, das maldades do mundo lá fora.
    Conseqüentemente, o mundo, naquela ocasião, passa a ser o império desse povo guerreiro.

    E finalmente, quando soprarem os ventos mais intensos espalhando o espetáculo das mais poderosas vertentes, é sinal que o planeta estará aprendendo nossa mutação cultural.
    Conseqüentemente, todos conhecerão e apreciarão esta alquimia chamada Pernambuco."

    Forte abraço meus amigos. Força sempre.

    ResponderExcluir